Óleos Essênciais

Os principais métodos de tratamento em Ayurveda são a dieta, estilo de vida e plantas. Estes trabalham basicamente a nível físico. O Ayurveda tem também vários métodos de tratamento sutis ou ocultos. Estes funcionam em grande parte através da mente, sentidos e da nossa absorção de impressões sutis.

A aromaterapia consiste na utilização de fragrâncias para promover o processo de cura. Inclui o uso de incensos, essências de flores e óleos essenciais. É uma parte importante em Ayurveda e em outras ciências médicas antigas, como no Antigo Egito e no Médio Oriente.

Ela não é só útil no tratamento de doenças físicas, como também no tratamento de desequilíbrios psicológicos (emocionais) e psíquicos (espirituais). Além disto, ajuda na meditação, manutenção da saúde, prevenção de doenças, longevidade e rejuvenescimento. Muitos óleos aromáticos fortalecem o sistema imunitário e Ojas, ajudam a tratar febres crônicas e infecções e a prevenir doenças contagiosas.

Os óleos aromáticos ajudam a limpar e purificar a mente e a força vital. Eles limpam e abrem os canais e chakras, limpam e fortalecem a aura. Eles ajudam a limpar os agentes patogênicos existentes no ar e sistemas do corpo, eliminam as emoções negativas e atitudes da mente, aumentam Sattva, a pureza e clareza da nossa natureza orgânica. Os óleos aromáticos contêm, eles próprios, uma porção de força vital cósmica (Prana) e servem para alimentá-la e para estimulá-la.